Esteja familiarizado com as tecnologias

Veja agora
Como educadores, às vezes queremos experimentar todos os bons recursos que
vemos. Mas isso pode ser esmagador para nós e nossos alunos inscritos em
faculdades EAD. O mesmo acontece com avaliações e atividades. Existem
muitas boas ideias por aí, e pode ser difícil não experimentar todas elas.
Então, como você consegue um equilíbrio entre experimentar novos recursos e
não sobrecarregar seus alunos? No início do ano, faça uma enquete com seus
alunos para descobrir quantos deles usaram ferramentas diferentes: Flipgrid,
Formulários Google, Padlet, Parley etc. Peça que classifiquem também seus
níveis de frustração com as ferramentas. Isso permite que você saiba se uma
ferramenta é nova para os alunos ou encontrará muita resistência. O mesmo
pode ser feito com avaliações formativas e somativas – cujos tipos variam de
acordo com o seu conteúdo.
O objetivo dessas pesquisas não é evitar nada que os alunos tenham achado
frustrante. É encontrar as ferramentas ou modos de avaliação onde os alunos se
sentiram bem-sucedidos. Estes podem ser equilibrados com outras ferramentas
e/ou servir como opções alternativas a outras atividades.
Quando se trata de aprendizado remoto, a simplicidade geralmente é a chave.
O objetivo deve ser que todas as instruções sejam tão fáceis de acessar quanto
possível, tanto para os alunos quanto para o professor. As tarefas podem ser
tecnologicamente simples de concluir, mas ainda exigem profundidade de
conhecimento.